A boa higienização diária da boca dos nossos pets é sempre a melhor prevenção contra doenças periodontais, podendo comprometer toda a saúde do animal. Não só pelo mau hálito mas pela dor na mastigação e pela dificuldade de apreender os alimentos e brinquedos. Também podemos citar a degeneração renal e das válvulas cardíacas causadas pelas bactérias dos tártaro na corrente sanguínea.
Os cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos, ou muitas vezes somente uma alteração de comportamento. O mais indicado é sempre observar os níveis de tártaro e a presença de mau hálito; notando se há sangramento na escovação ou na hora de brincar, morder e comer.
Há inúmeros sinais e sintomas relacionados à essas doenças que necessitam de acompanhamento em odontologia veterinária.
· Alteração de comportamento;
· Agressividade;
· Alteração na forma como morde a ração;
· Deixar de brincar com brinquedos rotineiros;
· Dificuldade de mastigar ou mesmo em beber água, como sensação de choque nos dentes;
· perda de peso;
· Esfregar a pata no focinho ou o rosto no chão;
· Inflamação das gengivas;
· Mau hálito;
· Presença de placa bacteriana e tártaro;
· Prostração;
· Sangramento gengival;
Sendo assim, o atendimento especializado é extremamente importante para um diagnóstico preciso.
As raças de pequeno porte têm maior predisposição para acúmulo de tártaro e doenças periodontais, dentre elas destacamos:
· Cocker Spaniel;
· Dachshund;
· Lhasa Apso;
· Maltes;
· Poodle;
· Schnauzer;
· Shitzu.
· Spitz;
· Yorkshire Terrier;
As raças de porte grande ou gigante têm menos predisposição para o acúmulo de tártaro, mas costumam apresentar outros problemas dentários, como desgaste e fraturas dentárias.
Problemas odontológicos em Gatos:
Felinos também sofrem com problemas orais e apresentam algumas doenças específicas, essas podendo causar dores muito intensas.
É fundamental o controle de placa bacteriana para eles, essas placas desenvolvem a doença chamada gengivo estomatite crônica, podendo ter início ainda em idade jovem.
A reabsorção dentária idiopática é outra afecção comum na boca de gatos. Esta doença é semelhante à um tipo de cárie, embora a causa seja distinta e indefinida.
Em animais adultos ou senior, independente da raça, é comum a periodontite causada pelo acúmulo de tártaro, inflamações de gengivas, fraturas de dentes, abscessos de raiz e queda dos dentes.
Tratamentos mais comuns:
O tratamento dentário propriamente dito se faz necessário quando observamos desde a presença de tártaro e gengivite até como medida investigativa para diagnosticar abscessos.
A profilaxia oral em cães e gatos é sempre indicado para a manutenção da saúde da boca.
Para os procedimentos odontológicos é necessário que o paciente esteja sob anestesia geral inalatória e monitorado por um médico veterinário anestesista.
Texto: Dr. Henrique Galvani de Souza - Sócio diretor da Center Vet BC - Pós-Graduado em Anestesiologia e Cirurgia Veterinária (UNISA-2005), Pós graduado em Patologia Clínica (Qualittas-2021)
Copyright © 2023 Center Vet Balneário Camboriú – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Seja Bem-vindo!
Nós da Center Vet cuidamos dos seus como se fossem nossos!